domingo, 16 de novembro de 2008

O Filme - João Paulo I

Começou assim como um filme,
mas rapidamente a força do testemunho,
e do serviço deste homem aliada a uma
linguagem aberta e humanamente simples me envolveram
e encantaram,
para além do enredo que era apresentado.


Foi a fé firme de
Albino Luciani
que me seduziu, pela naturalidade comunicativa com que expressava o mistério da fé em Jesus Cristo.
Pela sensibilidade e afectividade expressa na

largueza de um sorriso de Deus.
Ser rosto de Deus é assim!
É ser capaz de transbordar o que é de Deus,
o Amor a todos e a preocupação honesta com
os problema reais do mundo com especial
cuidado com os mais pobres e frágeis.


As horas passaram como minutos,
e dei comigo a pensar que alegria
conhecer este Homem.
Como é que não o conhecia?!
E como me falou…


No acolhimento da Fé,
alegria, cuidado e confiança na providência

divina. Em suma, pela firmeza e delicadeza
de Ser de Deus.
Agradeci a vida dele e pensei….
Queres dizer-me algo mais!
E presa ao encanto do que conheci busquei as palavras dele.
Escolhi estas porque as senti para mim:

"Ó Senhor, ame-vos eu cada vez mais".
É oração conhecidíssima, com expressões bíblicas embutidas.
Foi minha mãe que ma ensinou. Rezo-a várias vezes por dia,
mesmo agora, e procuro explicar-vo-la, palavra por palavra:
Numa palavra: amar significa viajar, correr com o coração
para o objecto amado.
Quem ama corre, voa e alegra-se!
Amar a Deus é portanto um viajar com o coração para Deus.
Viagem belíssima, embora comporte por vezes sacrifícios.
Mas estes não nos devem fazer parar. Jesus está na cruz:
queres beijá-l'O? Não o podes fazer sem te debruçares
sobre a cruz e deixar que te fira algum espinho da coroa,
que está na cabeça do Senhor…
Amar a Deus — já o vimos - é também uma viagem:
Deus quer que ela seja cada vez mais decidida e perfeita.
Disse a todos os seus: Vós sois a luz do mundo, o sal da terra
(Ibid.. v. 8); sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito (Ibid. v. 48).
Isto significa: amar a Deus não pouco, mas muito;
não parar no ponto a que se chegou, mas, com o Seu auxílio, progredir no amor.

João Paulo I - Audiência de 27 Setembro 1978

Ó Senhor, ame-vos eu cada vez mais!
É essa a minha prece também.
Obrigado agora entendo!



Sem comentários: