terça-feira, 24 de março de 2009

E se Tu


“Jesus voltou a Jerusalém por altura duma festa dos judeus. Existe em Jerusalém, próximo da porta das Ovelhas, uma piscina, que em hebraico se chama Betseda e que tem à volta cinco galerias de colunas. As galerias estavam apinhadas de doentes, cegos, coxos e paralíticos. Entre os doentes encontrava-se um homem que sofria há trinta e oito anos. Jesus, ao vê-lo deitado, e ao saber que já estava assim doente há muito tempo, perguntou-lhe: "Queres ficar curado?" O doente respondeu-lhe: "Senhor, não tenho ninguém que me leve para a piscina quando a água é agitada. Sempre que eu tento fazê-lo, alguém desce primeiro do que eu." Disse-lhe Jesus: "Levanta-te, pega na tua enxerga e vai para casa." No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou na enxerga e começou a andar. Por isso alguns judeus disseram ao que tinha sido curado: "Hoje é sábado, e a nossa lei não te permite levar a enxerga." O homem respondeu-lhes: "Aquele que me curou é que me disse para pegar na enxerga e ir para casa." Então os judeus perguntaram-lhe: "Quem é que te disse para pegares na enxerga e ires para casa?" Mas ele não sabia quem tinha sido, pois Jesus tinha desaparecido no meio da multidão que lá estava. Mais tarde, Jesus encontrou o homem no templo e disse-lhe: "Repara bem! Foste curado. Não tornes a pecar, para que não te aconteça ainda pior." O homem foi então dizer a esses judeus que era Jesus quem o tinha curado. Por isso, eles começaram a perseguir Jesus, pois fazia curas ao sábado.”
João 5, 1-3a.5-16



E se Tu,
E se Tu me dizes que
Também preciso de ser curada?!
Nem regateio com desculpas,
Prostro-me diante de ti,
Reconheço-me a precisar dessa cura.

Contudo ninguém se cura,
Sem primeiro olhar-se por dentro,
A minha resposta é importante,
Exige-me que distinga as minhas paralisias,
Quais as que me inibem de caminhar na fé:
O Orgulho que me esmaga,
O medo que me prende,
A incerteza do que virá…

Tu Senhor, dás-me as forças,
a confiança e a vontade de caminhar.
Sem pressas caminho contigo,
E lado a lado, no teu tempo vamos seguindo!

Sem comentários: